X

Whatsapp Chat

A jornada da Cannabis: Como um óleo extraído da Cannabis foi parar na sua casa legalmente?

Entenda a jornada da Cannabis. Até pouco tempo atrás, pensar na Cannabis como algo sendo amplamente utilizado para tratar inúmeras doenças parecia algo muito improvável. Como uma planta que até então era tratada apenas na esfera criminal foi parar nos laboratórios das universidades, nos consultórios dos médicos e na casa dos pacientes? Vamos falar um pouco sobre isso no texto do blog de hoje. ahhh … E você sabia que em janeiro celebramos o Janeiro Branco, uma Campanha pela Saúde Mental e Emocional? Saiba mais.

Regulamentação

Antes que o produto chegue até a sua casa, temos que começar do começo: o plantio da Cannabis precisa ser permitido. E não é porque um país permite seu uso medicinal, que automaticamente o plantio é liberado. É o que acontece no Brasil: embora os pacientes possam importar produtos para tratamento de saúde legalmente desde 2015, o cultivo no país ainda não é regulamentado. Por isso ainda dependemos da legalidade do cultivo em países que já avançaram nesse assunto, como os EUA, Canadá, Colômbia, Uruguai, entre outros. Vale ressaltar, contudo, que não existe um padrão de regulamentação, pois as permissões devem se adequar aos contextos geográficos, políticos e sociais de cada território.

Plantio

Regulamentado o plantio, é hora de plantar! Não é tão simples como cultivar um tempero na horta, mas também nada de outro mundo. A planta da Cannnabis precisa de condições nutricionais e ambientais específicas para completar o seu ciclo. Uma curiosidade é que apenas as fêmeas da espécie produzem grandes quantidades de canabinoides e, por isso, os machos devem ser descartados quando a finalidade é medicinal.

Extração

Após completar seu ciclo de vida, as flores são colhidas e secas para iniciar o processo de extração. Os princípios são semelhantes aos usados na preparação de um cafezinho: coloca-se um solvente que, neste caso, geralmente é o etanol ou um fluído supercrítico, em contato com a matéria prima triturada por um período controlado. Ao separar o solvente da matéria prima, o resultado é um extrato rico em fitocanabinoides, terpenos, flavonoides e outros constituintes da planta.

Formulação

A empresa fabricante pode escolher utilizar o extrato integral da planta, processá-lo de diversas formas até obter uma composição específica desejada, ou ainda obter uma única substância isolada, livre das demais que haviam sido extraídas. Processos conhecidos como descarboxilação, destilação, winterização e filtragens podem ser aplicados nesta etapa até que se obtenha o insumo desejado, que será misturarado com um veículo oleoso, como o óleo de coco, de gergelim, de milho e TCM.

Controle de qualidade

Ponto crítico e fundamental para o processo, o controle de qualidade normalmente é aplicado em várias etapas anteriores à formulação final, bem como após sua finalização completa. Trata-se de diferentes análises que determinam qual a concentração de cada substância, se há presença de contaminantes microbiológicos, resíduos de pesticidas ou níveis elevados de metais pesados. É extremamente necessário para assegurar que o produto condiz com o que está no rótulo e que está apropriado para consumo.

Comercialização

O produto estará pronto para ser comercializado após confirmadas as propriedades do produto, e aqui voltamos para um ponto mencionado no início do texto: a regulamentação. No Brasil, só foi possível passar a importar produtos derivados da Cannabis legalmente a partir de 2015, com a criação da RDC 17/2015 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Resolução permite que pacientes importem os produtos regularizados em outros países mediante receita médica e autorização de importação individual concedida pela Anvisa. Os produtos são enviados do exterior e são entregues diretamente na casa do paciente ou de seu responsável legal.

E como faço para obter a autorização de importação?

Embora possa soar como algo burocrático, não se preocupe: a HempMeds auxilia o paciente em todo o processo de importação para garantir que o tratamento será recebido o mais rápido possível. Já tem uma receita médica? Converse com nossa equipe de acolhimento para receber todas as informações!

 

Escrito por Gabriel Barbosa – Supervisor de P&D e Assuntos Regulatórios na HempMeds Brasil.