Abril: mês marca conscientização sobre Autismo e Parkinson
16 de abril de 2021 | publicado em
Abril Azul. Assim é conhecida a campanha que tem o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o quarto mês do ano também é marcado pelo Dia Mundial do Parkinson (02). As datas são importantes para trazer visibilidade e combater a desinformação. E como o uso medicinal da Cannabis pode contribuir no tratamento dessas patologias?
Uso medicinal de Cannabis e Autismo
Muitos pesquisadores têm avaliado os efeitos dos produtos derivados da planta no tratamento do TEA. Alguns resultados já mostram um potencial promissor no controle de alguns sintomas associados ao autismo.
Dentre os principais benefícios observados em alguns estudos, podemos destacar: melhor interação e comunicação social; tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); tratamento de distúrbios do sono e redução da ansiedade.
Outras pesquisas também apontam que uma possível deficiência na produção de endocanabinoides pode estar relacionada com alguns sintomas observados no TEA. O tratamento com produtos derivados da Cannabis modula o sistema endocanabinoide na tentativa de reestabelecer algumas de suas funções.
Conheça mais detalhes de comprovações científicas já existentes sobre o autismo e o uso medicinal da Cannabis aqui.
Tratamento do Parkinson
Embora ainda faltem estudos mais robustos, pesquisas apontam que existem possíveis benefícios de diferentes canabinoides no tratamento de sintomas mais comuns da doença, como dificuldades motoras, dores, variações de humor, distúrbios do sono e rigidez muscular, mas sobretudo na qualidade de vida do paciente. Veja pesquisas sobre canabinoides no tratamento do Parkinson acessando aqui.
LEIA MAIS CONTEÚDOS:
Canabinoides podem melhorar a qualidade do sono?
Desafios de estudar cannabis: as dificuldades e possibilidades na trajetória científica