X

Whatsapp Chat

Alzheimer: Cannabis com fins medicinais pode ajudar

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que apresenta deterioração cognitiva e da memória de curto prazo, além de sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais. Como a Cannabis com fins medicinais pode auxiliar nesse tratamento? É o tema do nosso blog nesta semana.

Diversos estudos, na maioria deles pré-clínicos, já investigaram a relação com a Cannabis, com resultados relacionados ao papel dos canabinoides, principalmente CBD e THC, no tratamento da doença e de seus sintomas.

Os receptores do Sistema Endocanabinoide (sistema presente em nosso corpo e que sofre interação dos produtos de Cannabis) apresentam forte relação com esse tratamento: os receptores do sistema têm demonstrado regular os neurotransmissores envolvidos em processos neurodegenerativos, além de reduzir a inflamação associada ao Alzheimer.

Benefícios

Os canabinoides podem oferecer uma ampla abordagem no tratamento do Alzheimer. Além de alguns indícios pré-clínicos de que possa atuar na redução dos níveis de placas beta-amiloides, gerenciar a função micróglia e aumentar a absorção de glicose, também podem atuar na redução da neuroinflamação e auxiliar no processo de reparo do cérebro ao induzir a neurogênese, ou seja, a geração de novos neurônios.

Para iniciar o tratamento, o primeiro passo é buscar um profissional especialista! Somente com a prescrição, após consulta médica, é possível obter a autorização para importar os produtos junto à Anvisa. Ainda são relativamente poucos os prescritores de produtos de Cannabis, mas é necessário encontrar um médico especialista com experiência com os produtos para que ele faça a prescrição, se julgar aplicável ao caso.

Confira o passo a passo para iniciar um tratamento aqui.