X

Whatsapp Chat

Ansiedade como elemento perturbador do sono

A ansiedade é um distúrbio caracterizada pela sensação de medo ou por maus pressentimentos, preocupações persistentes, excessivas ou ainda não realistas, estando associada à tensão muscular, perda de concentração, inquietação e insônia. A ansiedade pode se apresentar de modo persistente e crônica, determinando o quadro de transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Segundo números da Organização Mundial da Saúde – OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, sendo que em 2019 aproximadamente 10% de toda a população brasileira já convivia com transtornos de ansiedade. O Canabidiol pode contribuir com o tratamento, clique aqui e veja como.

Os quadros de ansiedade compreendem um espectro de condições que prejudicam a vida social e os aspectos relacionados ao bem-estar de modo geral. Esses quadros podem culminar em diversas condições patológicas secundárias, sendo os distúrbios do sono, como a insônia, uma das principais perturbações nesses pacientes com transtornos de ansiedade.

A insônia é uma queixa recorrente nos consultórios médicos, sendo identificada pelo quadro de sono ruim, dificuldade de iniciar ou manter o sono. As pessoas com insônia vivenciam o estado de fadiga constante, alteração do humor, irritabilidade e também comprometimento cognitivo.  Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.

Diversos eventos podem estar associados com o diagnóstico de distúrbios do sono e insônia, por exemplo o uso de drogas e medicamentos, como o álcool, a cafeína e antidepressivos. Além disso, distúrbio do movimento, como a síndrome das pernas inquietas, distúrbios neurológicos como a doença de Parkinson e a enxaqueca. No entanto, são os pacientes com distúrbios e transtornos mentais, como a ansiedade, que mais trazem queixas de problemas no sono, de tal forma que os transtornos de ansiedade são um elemento bastante comum para desenvolvimento da insônia.

Apesar de haver medicamentos e combinações terapêuticas disponíveis para o controle de transtornos de ansiedade e o seu impacto na qualidade do sono, muitas dessas intervenções farmacológicas podem trazer desvantagens importantes, tais como risco de dependência, crises de abstinência, efeitos adversos sobre a libido, função cognitiva e psicomotora além de causar sedação e grande impacto na qualidade de vida do paciente. O Canabidiol (CBD) também contribui para  o tratamento dos distúrbios do sono, acesse este link e veja como.

A ansiedade bem como a insônia, são doenças cada vez mais comuns em nosso dia a dia, e um bom médico especialista é indispensável para realizar um diagnóstico correto e fornecer as melhores, mais eficientes e mais seguras ferramentas para o tratamento do paciente. Não deixe de cuidar de si, do seu sono e da sua mente. Converse com seu médico. Se quiser saber um número aproximado de quanto custa um tratamento com CBD para ansiedade, clique aqui.

mslluzia

 

 

Escrito por Luzia Sampaio – MSL da HempMeds Brasil

 

 

 

 

 

Referências:

Chiranth Bhagavan et al., 2020. Cannabinoids in the Treatment of Insomnia Disorder: A Systematic Review and Meta‑Analysis (https://doi.org/10.1007/s40263-020-00773-x)

CRIPPA, José Alexandre et al. Cannabis and anxiety: a critical review of the evidence. Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental, v. 24, n. 7, p. 515-523, 2009.