X

Whatsapp Chat

Canabidiol tem bula? Onde encontrar a bula do cbd?

Todos os medicamentos que compramos nas farmácias contém bula. A bula é um documento legal, sanitário que serve para obter informações e orientações sobre o uso seguro e o tratamento eficaz. Ela pode ser de dois tipos: Bula para o Paciente (com termos mais acessíveis e diretos) e Bula para o Profissional da Saúde (com termos mais técnicos e informações mais complexas).

As bulas devem conter informações sobre a prescrição, preparação, administração, advertência e outras orientações divididos em 3 partes, basicamente, a identificação do medicamento, informações ao paciente e dizeres legais. Há regulamentação da Anvisa sobre o que determina o conteúdo das bulas de remédios: Em 19 de janeiro de 2010 foi republicada a Resolução nº. 47/2009 que estabelece regras para elaboração, harmonização, atualização, publicação e disponibilização de bulas de medicamentos para pacientes e para profissionais de saúde.

Como disse acima e destaco novamente aqui, essas são as características da bula que acompanha qualquer medicamento ou remédio que compramos nas farmácias, até para medicamentos à base de canabidiol que já são vendidos nas farmácias e drogarias.

Porém, quando se trata de Produtos de Cannabis com fins Medicinais, a coisa muda de figura. Esses são produtos importados aprovados pela Anvisa.

Mas qual é a diferença?

Veja que não chamamos os “Produtos Medicinais de Cannabis” de medicamentos ou remédios, mas simplesmente de Produtos Medicinais, porque eles têm uma regulamentação própria determinada pela Anvisa. Essa regulamentação não exige a existência de uma bula porque as recomendações e, principalmente, a dose não são fixas e iguais para todos os pacientes. Quem conhece e determina o valor da dose de início do tratamento, o aumento progressivo dessa dose e até onde poderá ir é justamente o seu médico, o qual conhece os seus sintomas e toda a sua história clínica. Um produto Medicinal de Cannabis pode vir acompanhado de um folheto explicativo – apenas algumas informações complementares do que é o produto, quais são os seus componentes.

Dessa forma, o documento mais importante para o uso dos Produtos de Cannabis Medicinal a ser destacado aqui é justamente a receita médica, onde o seu médico descreve como será o seu tratamento individual.

Ninguém melhor que o seu médico para avaliar a indicação. Esteja atento para as importantes informações que ele vai lhe passar sobre efeitos colaterais (efeitos indesejados) e possíveis interações medicamentosas (interações com outros medicamentos).

 

adriana-mslEscrito por Adriana Grosso

Medical Science Liaison, MSL, na HempMeds Brasil.