X

Whatsapp Chat

Canabinoides podem melhorar a qualidade do sono?

Neste ano, dia 19 de março é o dia mundial do sono, data escolhida para celebrar e reconhecer a importância do sono para uma vida mais saudável.

Distúrbios do sono são mudanças nos padrões de sono que podem afetar negativamente a saúde. Entre as formas mais comuns do problema está a insônia, caracterizada pela dificuldade em adormecer, de permanecer dormindo ou despertar antes do horário desejado; a apneia, que pode ser dividida em obstrutiva (mais comum) ou central, e que geralmente podem levar a breves paradas respiratórias durante o sono, com microdespertares; a síndrome das pernas inquietas é a agitação involuntária dos membros inferiores; já as parassonias são transtornos que incluem ronco, sonambulismo, terror noturno, sonilóquio (fala durante o sono), enurese (xixi na cama) e bruxismo (ranger os dentes).

Estes distúrbios impactam diretamente na qualidade do nosso sono e, consequentemente, em nossa vida diária, incluindo possíveis prejuízos em habilidades cognitivas como atenção, memória, humor e desempenho físico, incluindo o aumento da sonolência diurna.

Para entendermos as possíveis aplicações de qualquer intervenção nos distúrbios do sono, é de extrema importância que saibamos diferenciar as necessidades de cada caso. Se um paciente demora para conseguir dormir, pode precisar de uma substância com característica mais sedativa, que o induza ao sono. Por outro lado, um paciente pode pegar no sono fácil, mas pode não ter uma qualidade de sono adequada. Alguns casos podem ser solucionados com mudanças nos hábitos de vida do paciente, outros podem necessitar de tratamento medicamentoso.

Muitos dos distúrbios citados acima podem ser beneficiados pelos canabinoides como terapia de apoio. O melhor tratamento para o sono deverá ser conduzido por um especialista que, juntamente com o paciente, irão definir as melhores opções farmacológicas e não farmacológicas para cada caso, bem como definir a composição e a forma de uso adequadas se optar pela intervenção com produtos derivados da Cannabis.

Mais pesquisas são necessárias para desvendar e esclarecer todas as possibilidades dentro deste enorme universo da medicina canabinoide e sua íntima relação com o sono. Reforçamos que o tratamento começa no consultório médico com acompanhamento adequado, por isso, caso algum desses distúrbios esteja impactando negativamente na qualidade do seu sono, procure um especialista no assunto para virar esse jogo!