A Cannabis medicinal pode ajudar no transtorno de estresse pós-traumático?
7 de agosto de 2020 | publicado em
Situações muito traumáticas para algumas pessoas podem desencadear um distúrbio de ansiedade chamado de transtorno do estresse pós-traumático (ou TEPT). Ao recordar desses eventos marcantes, pacientes sofrem de sinais físicos, psíquicos e emocionais que influenciam na saúde e qualidade de vida. Afinal, a Cannabis medicinal pode contribuir para o tratamento dos sintomas relacionados ao TEPT?
Um novo estudo aponta que a resposta é sim! Segundo nova pesquisa realizada por especialistas da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, pacientes com TEPT têm buscado nos canabinoides o alívio de alguns dos sintomas e sinais. Algumas indicações merecem destaque: 62% dos pacientes que fizeram uso medicinal da Cannabis alegam redução dos pensamentos associados ao trauma; 51% nos chamados “flashbacks”; 67% alegam diminuição da irritabilidade; e 57% alegam redução na ansiedade.
No entanto, é importante citar que a metodologia tem algumas limitações: não é um estudo clínico controlado, as amostras foram auto selecionadas e autodeclarantes como portadores de TEPT, além de não haver comparação com grupo placebo. Os resultados foram extraídos a partir da análise de dados de mais de 400 pacientes com TEPT por meio de um aplicativo educativo sobre Cannabis medicinal. Segundo os pesquisadores, mais de 11 mil atividades durante 31 meses foram analisadas.
Carrie Cuttler, professor assistente e um dos autores do estudo, diz que as evidências positivas apontam para a combinação do canabidiol (CBD) e do tetrahidrocanabinol (THC) no chamado “efeito entourage”, que diz respeito à amplificação dos efeitos terapêuticos por meio da combinação de diferentes canabinoides e outros compostos presentes na Cannabis.
Porém, o estudo aponta que esse tipo de tratamento apresenta efeitos mais conclusivos a curto prazo: “Muitas pessoas com TEPT parecem estar buscando tratamento na Cannabis, mas a literatura sobre sua eficácia no controle dos sintomas ainda é escassa. Precisamos de mais estudos que foquem na planta”, diz Cuttler.
Leia também:
Os produtos de Cannabis são bons aliados para a saúde mental em tempos de pandemia?
O sistema endocanabinoide trabalha para transformar estímulos de estresse em bom humor e prazer