Um dos mais desafiadores problemas de saúde pública que o mundo está enfrentando é o uso excessivo de opioides. A cada ano, casos de overdose relacionados a seu uso tiram a vida de cerca de 69.000 pessoas. Com isso, alguns médicos e cientistas acreditam que a canabis poderia funcionar como uma opção mais segura para o gerenciamento de dores crônicas.
Opioides
Os opioides pertencem a uma classe de fármacos derivados da flor da papoula, comumente receitados para o alívio de dores. Eles se ligam a receptores opioides no cérebro, medula espinhal e outras áreas, reduzindo a percepção da dor e produzindo uma sensação de bem-estar. Infelizmente estes medicamentos apresentam um alto risco de abuso e overdose.
Os receptores opioides também são encontrados no tronco encefálico, uma região envolvida no controle da respiração e do sistema circulatório. Quando os opioides são administrados em doses inadequadas, eles podem causar uma parada respiratória ou obstruir o mecanismo do cérebro que regula o funcionamento do coração e da circulação sanguínea.
Canabis
Alguns estudos demonstram que a estimulação dos receptores canabinoides do organismo têm apresentado bons resultados no tratamento de vários tipos de dor, incluindo os de origem neuropática.
Ao contrário dos opioides, não existem receptores canabinoides no tronco encefálico, e assim, canabinoides como o CBD, THC, CBG e vários outros, não interferem no sistema respiratório ou circulatório do organismo. A canabis não pode fazer com que uma pessoa pare de respirar ou tenha uma parada cardíaca, mesmo em doses elevadas. Até hoje não há sequer um relato de morte associada à overdose de canabis.
A canabis como alternativa para opioides
A impossibilidade da canabis causar uma overdose fatal é a principal razão pela qual muitos pesquisadores e médicos especializados estão considerando o uso de canabinoides no lugar de opioides para o controle de dores.
Cientistas têm explorado o potencial dos derivados da canabis para o alívio de dores de pacientes comparando-o com a experiência daqueles que utilizam analgésicos de origem opioide. Uma pesquisa descobriu que quando os canabinoides são usados junto com opioides, eles acabam sendo mais eficazes no alívio da dor. Além disso, os pacientes conseguem diminuir a dosagem destes opioides, reduzindo assim os riscos de overdose.
Nos estados americanos onde o uso da canabis para fins medicinais já foi legalizado, tem-se observado que o número de casos de overdose de opioides são significativamente menos expressivos, o que poderia sugerir que nestas regiões os pacientes estão utilizando mais canabis e menos opioides.
Quando analisamos a preferência dos usuários, também percebemos as vantagens da canabis. Um estudo recente examinou pacientes com dores no Reino Unido que tinham acesso legal a ambas as substâncias. Os resultados mostraram que 63% dos pacientes preferiram o uso da planta in natura e seus derivados.
Conclusão
Apesar de que neste momento ainda é difícil saber se os derivados da canabis poderiam substituir completamente o uso de opioides, dados sugerem que há uma clara preferência entre os usuários pelo tratamento com canabis, quando se tem a opção de escolher. Além disso, o uso de canabis continua apresentando uma taxa de mortalidade praticamente nula.
Saiba mais sobre o Canabidiol ou CBD derivado do cânhamo em nossa página de notícias, visite a loja online da HempMeds® Brasil, ou entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas.