O sistema endocanabinoide (SEC) é responsável por regular uma série de funções fisiológicas com o objetivo de mantê-las em homeostase. Este sistema composto por canabinoides, receptores e enzimas trabalha para manter nosso organismo em equilíbrio enviando sinais químicos que desencadeiam respostas.
O SEC envia suas mensagens de forma diferente dos neurônios. Em vez dos neurotransmissores químicos serem liberados pela célula pré-sináptica e enviados a uma célula pós-sináptica, o sistema endocanabinoide funciona “de trás para frente”. Nele, um neurônio pós-sináptico é ativado desencadeando a síntese de canabinoides que retornam então ao neurônio pré-sináptico, onde se acoplam a receptores canabinoides.
Desta forma, os canabinoides ajudam a regular o que acontece após a ativação das células pré-sinápticas. São capazes de limitar a quantidade de neurotransmissores que são liberados, o que por sua vez influencia como as mensagens são enviadas, recebidas e processadas para que tais mudanças ocorram.
Os receptores canabinoides se encontram por todo o corpo: no cérebro, órgãos, tecidos conjuntivos, glândulas e células imunológicas. Isso significa que o sistema endocanabinoide pode estar envolvido na regulação da homeostase celular de vários processos. Os receptores canabinoides CB1 do sistema são mais comumente encontrados no sistema nervoso central e estão ligados à modulação do estresse, ansiedade, apetite, náusea, humor, sono, memória e sensação de dor. Os receptores canabinoides CB2 se encontram em maior parte nas células do sistema imunológico e trabalham no controle de inflamações.
A seguir, alguns exemplos de onde o sistema de mensagens do SEC atua:
Resposta imunológica
Após uma lesão, o sistema endocanabinoide sintetiza canabinoides que enviam sinais para reduzir a liberação de ativadores e sensibilizadores do tecido lesionado. Isto estabiliza as células nervosas para evitar seu disparo excessivo e, por sua vez, diminui a dor. Também acalma as células imunológicas da região afetada ao inibir a liberação de substâncias que estimulam a inflamação para que os tecidos e nervos ao redor não sejam danificados.
Equilíbrio de energia
O sistema endocanabinoide desempenha um papel na regulação de vários aspectos da alimentação e equilíbrio energético. Os receptores CB1 estão envolvidos na modulação da ingestão de alimentos e no desejo de consumi-los. Os receptores também estão presentes nos órgãos periféricos como o fígado, tecido adiposo, muscular e o pâncreas para ajudar na homeostase dos lipídios e glicose.
Autofagia
O sistema endocanabinoide também está relacionado à autofagia, o processo destrutivo natural que estimula a saúde das células mediante a eliminação de resíduos.
Neurogênese
Os canabinoides regulam a neurogênese, o processo de criação de novos neurônios no cérebro adulto. Isso significa que desempenham um papel que influencia no comportamento, habilidades cognitivas, estresse, humor e capacidade de aprendizagem.
No geral, a investigação clínica conclui que o sistema endocanabinoide e sua capacidade de permitir a comunicação e coordenação entre diferentes tipos de células é responsável em grande parte pela manutenção de um ambiente interno estável, do equilíbrio natural do corpo.
A homeostase envolve todos os processos bioquímicos e sistemas vitais do organismo. O equilíbrio deve ser mantido independente de alterações na dieta e fatores estressantes, do contrário, enfermidades e transtornos podem vir a se desenvolver. Alguns cientistas também creem que a deficiência clínica de endocanabinoides, onde o corpo não produz canabinoides o suficiente para que o organismo funcione adequadamente, pode causar sintomas e doenças.
Para saber mais sobre o sistema endocanabinoide e seus receptores canabinoides, visite nossa página de notícias.