X

Whatsapp Chat

Quais especialidades podem prescrever o canabidiol (CBD)? E como é a prescrição?

O canabidiol é um produto industrializado derivado da Cannabis, destinado à finalidade medicinal. A planta da espécie Cannabis sativa produz uma série de substâncias com potencial terapêutico, das quais destacam-se os fitocanabinoides, substâncias capazes de modular todos os sistemas do organismo, representando importantes ferramentas terapêuticas no manejo de diversos sintomas em diferentes doenças. Já são mais de 140 fitocanabinoides descritos e os dois mais conhecidos e estudados são CBD ou canabidiol e o THC ou Tetraidrocanabinol.

É possível encontrar produtos derivados de Cannabis feitos a partir dos extratos integrais da planta (também chamados de “full spectrum”) com vários componentes na fórmula ou produtos feitos a partir de canabinoides isolados, purificados do extrato vegetal. A escolha do melhor tipo de produto, composição e dosagem são determinadas pelo médico prescritor, de acordo com o quadro de cada paciente. Por isso, passar em consulta médica é tão importante!

Mas então, quais são as especialidades médicas que podem prescrever o canabidiol?

Podem prescrever os produtos de Cannabis com fins medicinais todos os médicos com CRM ativo, com conhecimento da terapêutica, independente da especialidade, bem como os odontologistas, que também estão aptos a indicar estes produtos ou medicamentos.

Para isso, o médico ou o dentista poderá recomendar um produto de Cannabis através de importação legalizada (regimentada pela RDC 660/2022) via autorização da Anvisa, utilizando um receituário branco, comum contendo os seguintes itens: nome completo do paciente, identificação do uso (se interno ou externo, contínuo), descrição do produto (nome, volume do frasco, concentração de CBD), número de frascos, posologia, carimbo, assinatura e data. Com essa receita em mãos, o paciente procura a importadora para os trâmites de envio do produto do exterior para o Brasil, levando alguns dias para a entrega. Para compra direto na farmácia (regimentada pela RDC 327/2019), o médico deverá usar os receituários azuis ou amarelos, dependente da concentração do THC de cada medicamento, com preenchimento do nome completo do paciente e a concentração de CBD.

Importante destacar que a garantia do melhor tratamento com canabidiol só se faz mediante um bom acompanhamento do profissional médico ou dentista.

adriana-mslEscrito por Adriana Grosso

Medical Science Liaison, MSL, na HempMeds Brasil.