Quando descobrimos ter um Sistema Endocanabinoide?
7 de janeiro de 2022 | publicado em
O Sistema Endocanabinoide (SEC) foi identificado por pesquisadores americanos somente na década de 1990, cerca de 30 anos depois da descoberta dos até então inéditos tetrahidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD), descritos no início da década de 1960 por Raphael Mechoulam e sua equipe. Descobertas inéditas como essas permitiram que mais cientistas se aprofundassem no tema, levando a outros achados fundamentais para uma compreensão um pouco maior acerca deste que leva o nome de Sistema Endocanabinoide em referência à planta através da qual foi descoberto.
“O organismo humano apresenta um conjunto de enzimas e substâncias químicas específicas que atuam como receptores no Sistema Endocanabinoide. Dessa forma os fitocanabinoides presentes na planta Cannabis sp podem atuar no SEC do corpo promovendo o nosso equilíbrio fisiológico e bem-estar”, conta Adriana Grosso, MSL e uma das pesquisadoras do corpo da HempMeds.
O sistema endocanabinoide é como uma revisão constante das células do nosso corpo e essa operação de modulação contínua é o que nos mantém vivos, regulando por exemplo imunidade e inflamação. A investigação deste sistema levou inclusive à descoberta de que nossos corpos produzem substâncias muito semelhantes às encontradas na planta. Não à toa recebem o nome de endocanabinoides, ou seja, canabinoides produzidos de maneira endógena, que atuam constantemente na manutenção do equilíbrio do nosso corpo. É o caso da substância conhecida como Anandamida.
Em seu artigo “Cannabis: de planta condenada pelo preconceito a uma das grandes opções terapêuticas do século”, Adriana Grosso aponta que “falhas na atividade do Sistema Endocanabinoide levam a doenças importantes, por isso as atenções atuais estão voltadas para produtos de Cannabis ricos em Canabidiol (CBD) com ou sem THC”.
Sugestões de leitura:
Temos por intenção estimular o conhecimento desse gigante universo em torno dos estudos sobre Cannabis medicinal, então deixaremos abaixo os links consultados para esse texto.
History of cannabis and the endocannabinoid system: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7605027/
Raphael Mechoulam and the history of cannabis research: https://www.ilae.org/journals/epigraph/epigraph-vol-21-issue-1-winter-2019/raphael-mechoulam-and-the-history-of-cannabis-research
Cannabis: de planta condenada pelo preconceito a uma das grandes opções terapêuticas do século: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822020000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt