X

Whatsapp Chat

O que é o Sistema Endocanabinoide?

Você já ouviu falar no Sistema Endocanabinoide (SEC)? É por meio deste sistema que os produtos de Cannabis interagem com o nosso corpo. Seu objetivo principal é regular e manter o equilíbrio de todos os nossos outros sistemas (homeostase), apesar das flutuações do ambiente externo.

Ele é composto por uma série de receptores, moléculas endógenas (chamadas endocannabinoides) e enzimas que funcionam como sinais entre as células e os processos corporais.

Endocanabinoides

Os receptores CB1 e CB2 fazem parte do Sistema Endocanabinoide, mas os sinalizadores podem se associar a outros tantos receptores conhecidos por todo o corpo, gerando uma miríade de efeitos em prol da Homeostase.

Os receptores do SEC se encontram espalhados por todo o corpo, presos a diferentes células, e neles as moléculas endógenas, os endocanabinoides, vão se acoplar, gerando os efeitos biológicos que mantem o equilíbrio corporal.

É por causa da modulação desse sistema que os produtos de Cannabis com fins medicinais são amplamente utilizados com sucesso como opção de tratamento para um grande número de doenças neurológicas e inflamatórias.

Fitocanabinoides

Os Fitocanabinóides são os canabinóides derivados de plantas, especialmente da Cannabis. Existem mais de 145 deles, sendo alguns exemplos bem conhecidos, como: CBD (canabidiol), CBN (canabinol), CBG (cannabigerol) e o THC (tetrahidrocanabinol).

Os Fitocanabinóides modulam e estimulam o Sistema Endocanabinoide, buscando contribuir com sua função de equilíbrio de outros sistemas. Saiba mais sobre o potencial dos canabinoides neste link.